Normalmente a embreagem é liberada suavemente nos dois sentidos. Você pode sentir o pedal duro, ou baixo. Quando você soltar a embreagem e trocar a marcha, poderá ouvir alguns sons como engrenagens, uma espécie de rúido. Isto indica que é hora da embreagem ser avaliada por um profissional.
Para a execução do serviço de alinhamento de direção, são checados e ajustados em conformidade ao que determina o fabricante do veículo os ângulos de convergência, divergência, cambagem e cáster.
De uma forma bem simples, a embreagem faz a ligação do motor com a caixa de marchas que por sua vez são ligadas a rodas. Cada vez que você aciona o pedal de embreagem o disco se desliga do platô (veja a figura a baixo do conjunto de embreagem) e o motor não manda mais “força” para a caixa de marchas.
Quando o sistema de embreagem esta com seus dias contados ele começa a dar alguns sintomas o principal sintoma é a dificuldade em acioná-la. O pedal fica pesado e você tem que fazer uma certa força para acioná-lo. O carro fica mais difícil para arrancar, principalmente em subidas, muitas vezes o carro trepida, a troca de marchas se torna um suplicio, as famosas "arranhadas" tornam-se mais freqüentes.
Além disso, o conjunto emite ruídos estranhos quando o motorista pisa no pedal.
O kit de embreagem geralmente tem que ser substituído quando estes sintomas acima são apresentados, o recomendado é que se troque disco, platô e rolamento. E muitas vezes surge mais alguma pecinha que não estava no planejado, como um cabo de embreagem por exemplo.
Geralmente a vida útil da embreagem gira em torno de 80 mil km, se bem utilizado, para atingir esta marca pode ser tomado os seguintes cuidados. Não dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem.
Os sistemas geralmente trabalham com uma folga que gira em torno de 10 mm (1 cm), mas os motoristas geralmente ultrapassam esse limite. Ao apoiar o pé no pedal, o motorista estará pressionando o diafragma do platô e abrindo o sistema de embreagem. Com isso, o disco vai começar a escorregar. Ao patinar, vai superaquecer o sistema e provocar desgaste prematuro do material de atrito.
Outros fatores que podem acelerar o desgaste da embreagem (e de outros itens do carro) são: carregar peso além dos limites do veículo e ficar sempre com marcha engatada ou fazer "controle de embreagem" em subida.